Como absorver o que você estudou?

Como absorver o que você estudou?

  • 80
    Shares

Você está estudando muito para o vestibular, concurso, ENEM, trabalho ou simplesmente aprender e sempre acaba esquecendo boa parte do que aprendeu? Descubra como resolver o problema:

Como absorver o que você estudou?

Passo 1 – Defina o que vai estudar e os prazos:

Pesquise e faça uma lista de todos os assuntos que você precisa e quer estudar e divida por categorias, aproveite e olhe para cada um deles e tente explicar para você mesmo o que sabe sobre aquele tema, isso vai te ajudar a ver qual sua dificuldade nele e facilitar o aprendizado.

Também defina até quando você vai estudar esse cronograma (nada de estudar grandes quantidades em pouco tempo) e monte uma planilha para organizar horários, vale usar a criatividade aqui na hora de montar a planilha e se recompensar pelo bom desempenho.

Conograma de Estudos Excel

Passo 2 – Faça um Mapa Mental:

Essa é a melhor dica para evitar ter que reler todo o assunto ou assistir novamente o vídeo na hora de revisar, os famosos mapas mentais, experimente assim:

  • Assista ao vídeo ou leia o assunto;
  • Depois disso com a ajuda de programas ou apps como o XMind ou XMind para android crie um mapa mental com todos os pontos principais do que você acabou de aprender, deixe com o menor número de palavras possíveis e abuse de imagens e recursos visuais. Revise o vídeo ou texto durante essa etapa para não perder nenhum ponto;
  • Você também pode optar pelos fichários, cadernos e resumos bem elaborados a mão, mas isso leva mais tempo e exige apreciação por papelaria.
XMind

Passo 3 – Praticar e Ensinar:

Essa vai ser a etapa que você vai usar logo após a criação do mapa mental, nas revisões e durante a vida. Nosso cérebro só guarda o que é útil para nós, então primeiramente garanta que você aprendeu praticando e ensinado.

  • Dependendo do tipo de conteúdo que você está aprendendo ponha a mão na massa, faça e refaça e aprenda praticando, pesquise todas as suas dúvidas. É como andar de bicicleta, depois que aprende não desaprende mais (ou quase isso).
  • Ensine, ensine a você mesmo, ao seu cachorro ou a alguém, explique todo conteúdo como se fosse especialista sobre o assunto, desse jeito você vê onde você tem mais dificuldade e absorve o conteúdo como mágica!
Menina conversando com cachorro Image by © Tetra Images/Corbis

Passo 4 – Curva do esquecimento:

Para o cérebro manter o conteúdo, você precisa usá-lo durante a vida (por isso não me lembro da fórmula de Bhaskara), então não deixe o assunto em um lugar escuro e úmido do seu cérebro depois das provas, revise sempre, faça isso olhando o mapa mental, pondo em prática ou ensinando.

Curva do esquecimento

Essa é a curva do esquecimento, é assim que seu cérebro se esquece do assunto quando não é reforçado, o ideal para isso não acontecer é que você use os métodos citados acima algumas horas depois, 24h, 1 semana, 1 mês, 6 meses e uma vez por ano.

Agora é com você, bons estudos!


  • 80
    Shares

Deixe seu comentário: